
OS DESAFINADOS
O romantismo dos anos 60 embala a bossa nova em Os desafinados, filme de Walter Lima Jr, quatro amigos que têm um sonho: tocar no Carnegie Hall. Motivados pelo “American dream” (sonho americano), eles juntam o pouco dinheiro que possuem, largam tudo e embarcam para os Estados Unidos, dispostos a conseguir um lugar ao sol. Nova York não traz ao grupo o tão sonhado sucesso, mas muitas mudanças surgiram em suas vidas. O filme é pontuado pelo movimento da Bossa Nova e pelo momento político no Brasil. Os desafinados também tem no elenco os atores Rodrigo Santoro, Jair de Oliveira, Ângelo Paes Leme e André Moraes, Cláudia Abreu e Selton Mello.
EM DVDCARANDIRU
Direção de Hector Babenco.2003.Drama.Música de André Abujamra. Com Luiz Carlos Vasconcelos, Milton Gonçalves, Ailton Graça, Maria Luisa Mendonça, Aída Lerner, Rodrigo Santoro, Premiado no festival de cinema novo de Havana.
Até este filme ser feito, a maior filmagem dentro do presídio Carandiru era os sete minutos do video-clipe "Diário de um Detento", dos Racionais MC's. O filme mostra a vivência do médico Dráusio Varella (relatada em seu livro "Estação Carandiru") como responsável por um posto de saúde dentro do presídio, algum tempo antes do crime hediondo: a morte oficialmente confirmada de 111 presos, em 2 de Outubro de 1992, pela tropa de choque da Polícia Militar (o governador na ocasião era Luiz Antonio Fleury Filho). Explora os depoimentos dos presidiários (entre cenas do consultório e flash das narrativas) e conclui que - pelas suas versões - ninguém é culpado. A banalização da violência com o respaldo de seu meio como fonte. Um olhar amoral sobre a vida marginalizada da cidade grande, hábitos e verdades multi-facetadas, sem uma trilha sonora frenética.
Elenco Principal: Glória Pires, Tony Ramos , Danielle Winits, Glória Menezes, Glória Pires, Lara Rodrigues, Lavínia Vlasak, Maria Gladys, Thiago Lacerda.
. A história mostra o casal formado pelo publicitário Cláudio (Tony Ramos) e sua esposa Helena (Glória Pires). Os dois estão juntos há bastante tempo e já se conhecem muito bem. Mas certo dia, como na vida de qualquer um, os humores não batem e eles discutem. Por um conjunção astral as faíscas desta rusga completam o circuito formado pela conjunção astral e os dois amanhecem um na pele do outro.
O AUTO DA COMPADECIDA
Direção: Guel Arraes
Atores: Fernanda Montenegro , Matheus Nachtergaele , Selton Mello , Diogo Vilela , Denise Fraga , Rogério Cardoso , Lima Duarte , Marco Nanini
Ano: 2000. Gênero: Comédia, O filme, assim, relata a história de dois sabidos, João Grilo (Matheus Nastchergaele) e Chicó (Selton Mello), que vivem numa cidade retratada como provinciana do cariri nordestino. Eles se utilizam da esperteza para sobreviver nesta região estigmatizada pela seca. Chicó vive através de histórias imaginárias que aparecem como recortes no filme, traços de uma imagem de uma região extremamente mítica, lançando mão da mitologia medieval para transformar a região num espaço feudalizado. As relações de Chicó com animais imaginários é mais um traço do autor, que lida com animais mitológicos próximos dos homens, demonstrando a possibilidade de homens que se transmutam metaforicamente em bichos e vice-versa. Essas relações podem ser vistas no filme pelo gato que ‘descome’ dinheiro e pelo enterro da cachorra.